Após Atlético-MG ter título brasileiro reconhecido, rivais entram com o mesmo pedido na CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu, em agosto de 2023, o tricampeonato nacional ao Atlético-MG. Na ocasião, o Torneio dos Campeões de 1937, vencido pelo Galo, foi enquadrado como um tipo de Brasileirão. No entanto, a atitude da entidade serviu como espelho para que Sport, Ceará e Fortaleza também tentassem autenticar algumas de suas façanhas.

De modo geral, os três clubes entrarão com um pedido junto à CBF para que reconheçam os títulos do Torneio Norte/Nordeste e Taça Roberto Gomes Pedrosa, que virou Campeonato Brasileiro em 2010. O objetivo das federações pernambucana e cearense é conquistar o mesmo triunfo que o Atlético-MG. Confira como as taças foram faturadas:

  • 1968 – Sport venceu o Remo na final do Torneio Norte-Nordeste (3 a 1 e 2 a 1)
  • 1969 – Ceará venceu o Remo na finalíssima por 3 a 0, após perder o primeiro jogo por 2 a 1 e ganhar o segundo por 3 a 2.
  • 1970 – Fortaleza se consagrou o campeão após acabar o quadrangular na primeira colocação.

Apesar de muitos considerarem a competição como um tipo de “Brasileirão do Norte”, o diretor jurídico do Sport, Silvio Neves Baptista Neto, está confiante com o desfecho.

“Os clubes reuniram documentos, por meio de estudos de pesquisadores e comparações com outras decisões. Dessa forma, vamos buscar com que o campeonato na época tido como regional tenha o status nacional, assim como foi feito com o Robertão no Sul/Sudeste”, explicou o diretor.

Atlético-MG é tricampeão

Com a CBF confirmando o título do Campeonato Brasileiro de 1937, o Atlético-MG agora é tricampeão. No ano da primeira edição da competição, o Galo surpreendeu seus adversários e agarrou o título. Após seis partidas, o alvinegro venceu quatro partidas, empatou um jogo e perdeu um duelo, sendo suficiente para levantar a taça.

Sobretudo, o alvinegro faturou ainda as competições de 1971 e 2021. Na década de 70, o alvinegro se classificou para a fase triangular, duelando contra Botafogo e São Paulo. Como resultado do desempenho dentro de campo, os mineiros venceram os dois adversários e faturaram o título.

Já em 2021, o Atlético-MG fez campanha histórica. Com um elenco promissor, o Galo faturou a Copa do Brasil daquele ano e reservava aos torcedores mais um grito de “É Campeão!”. Após 38 rodadas, o alvinegro finalizou o Campeonato Brasileiro com o título e com 84 pontos, 13 pontos a mais que o vice-líder, o Flamengo.

Comentários estão fechados.

n