Novo levantamento surpreende e aponta culpado pela fase do Galo

Em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético enfrentou o Avaí, no Estádio da Ressacada e foi derrotado por 1 a 0 após pênalti do zagueiro Nathan Silva e finalização de Guilherme Bissoli. O clube mineiro sofreu um desfalque importante, o atacante Hulk, que se recupera de uma lesão muscular, foi substituído por Eduardo Vargas que voltou a ser titular do Galo depois de 40 dias.

Contudo, mesmo motivado com a volta, após fatídico momento na Libertadores, quando foi expulso no jogo de volta contra o Palmeiras, Vargas não conseguiu mudar o resultado negativo dos gringos em campo. Em 2022, das 87 bolas na rede alcançadas pelo alvinegro, 19 foram de estrangeiros, um total de 22%. O maior goleador gringo é o meia argentino Nacho Fernández, com oito gols.

Em uma lista de artilheiros estrangeiros, nesta temporada, logo vem o venezuelano Savarino, que deixou o Galo ainda em maio após balançar as redes quatro vezes. Eduardo Vargas e Zaracho aparecem na terceira posição, ambos com dois gols. Em 2021 o clube mineiro contou significativamente com a participação dos gringos: de 146 gols marcados, 46 são de estrangeiros, o que representou 34%.

Queda dos estrangeiros do Galo na temporada

Em 2021 quando o Atlético viveu um ano histórico, com direito à conquista do Campeonato Brasileiro após 50 anos e o bi da Copa do Brasil, Vargas e o meia Zaracho, balançaram as redes 13 vezes cada e o único que mantém números parecidos é Nacho Fernández. Nacho marcou 10 vezes no ano anterior e na nova temporada é o artilheiro estrangeiro com oito bolas na rede.

O time ainda joga 11 vezes pela Série A e precisa se concentrar no próximo desafio, já que enfrenta o Palmeiras no estádio Mineirão, na quarta-feira (28). Em comparação, o último gol de um atleta estrangeiro para o Galo foi em 7 de agosto, quando o argentino Pavón, colocou a bola no fundo das redes em um resultado nada favorável: 3 a 2, de virada, para o Athletico-PR em casa.

Comentários estão fechados.

n