Oficial: Galo está prestes a ser excluído do Campeonato Mineiro

Nesta quinta-feira (14), o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG), às 19h (Horário de Brasília), irá julgar o Atlético-MG por gritos homofóbicos. Em jogo válido pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro, os torcedores do Galo proferiram insultou preconceituosos, o que pode acarretar na exclusão do time de Felipão do estadual.

No dia 3 de fevereiro, o Atlético-MG recebeu o Cruzeiro na Arena MRV com apenas torcedores alvinegros presentes nas arquibancadas. Na ocasião, sempre que o goleiro Rafael Cabral encostava na bola, a torcida do Galo puxava um coro chamando o arqueiro de “bicha”. Empenhados em assegurar os direitos sociais, o procurador do TJD, Felipe Bartolomeo Moreira, denunciou o clube alvinegro.

Perante o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), os gritos homofóbicos esbarram no artigo 243-G, no qual trata da prática de “ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou pessoa com deficiência”. Além da exclusão do Campeonato Mineiro, o Galo pode ser punido com:

  • Perda de pontos
  • Perda do mando de campo
  • Pagamento de multa de R$100 a R$100 mil

Andamento do Campeonato Mineiro

Enquanto a decisão do TJD-MG não sai, Felipão segue treinando normalmente seu elenco em busca do pentacampeonato estadual. No primeiro jogo da semifinal, protagonizado na Arena MRV, os donos da casa venceram o América-MG por 2 a 0, com gols de Hulk e Paulinho. Agora, no embate da volta, o Galo pode perder por até um gol de diferença que a classificação será assegurada.

Por outro lado, o Cruzeiro não teve a mesma sorte que o rival. No duelo da ida, no Ipatingão, a Raposa empatou em 0 a 0 com o Tombense e ainda viu Zé Ivaldo e Marlon serem expulsos do confronto. Todavia, para garantir a classificação, o empate é aceitável para a Celeste.

Jogos das semifinais do Campeonato Mineiro:
  • 16 de março – Cruzeiro x Tombense – às 16h30 (Horário de Brasília), no Mineirão
  • 17 de março – América-MG x Atlético-MG – às 19h (Horário de Brasília), no Independência

Comentários estão fechados.