Mais um vexame! Rival do Galo é notificado e pode ser excluído do Brasileirão

Quem acompanhou o Brasileirão desde o primeiro turno acreditava que o título ficaria seria do Botafogo. Após fazer campanha impecável e abrir 13 pontos de vantagem na liderança, o Glorioso viu o título escorregar pelas próprias mãos. Indignado com os erros da arbitragem, o mandatário do alvinegro, John Textor, pode fazer o clube ser expulso da elite do futebol nacional por conduta ilegal.

A princípio, o dono da SAF do Botafogo iniciou os trabalhos para levar o caso de manipulação de resultados para a Justiça Comum. O empresário juntou provas de que o tricampeonato não foi faturado por interferência direta da arbitragem da CBF. Todavia, a adoção da medida do americano tem tudo para burlar as leis desportivas.

“Caso o Botafogo busque a interferência da competição por meio da Justiça Comum, o clube estará descumprindo expressamente o Regulamento Geral de Competições da CBF” – afirma Matheus Laupman, advogado especializado em Direito Desportivo.

É válido destacar que o futebol possui diversas regras que protegem o seu sistema privado. De modo geral, optar por buscar auxílio da Justiça Comum é permitido, mas só depois que as instâncias desportivas sejam esgotadas. Em resumo, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê a exclusão do clube no campeonato e multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

Contrariando as normas estabelecidas no futebol brasileiro, em 1989, o Coritiba sofrer as consequências. Sobretudo, o Coxa Branca procurou a Justiça Comum sem antes passar por todas as instâncias inerentes e acabou sendo rebaixado para a Série C.

Brasileirão virou um pesadelo

Após o fim do primeiro turno, o Botafogo chegou a fazer a melhor campanha da história do Brasileirão. Nesse ínterim, o elenco carioca deslanchava detendo a melhor defesa, melhor ataques, melhor visitante e melhor mandante. Tudo parecia se encaminhar para o final feliz, mas os planos externos e internos conspiraram contra o alvinegro.

Os 13 pontos de vantagem foram caindo gradativamente e após cinco jogos o Botafogo se viu ocupando a vice-liderança do Brasileirão. Como se não bastasse o desempenho apático, cinco treinadores chegaram a defender a equipe durante o ano de 2023. Apesar de não ter faturado o título, o Glorioso recebeu o prêmio de consolação e irá fazer parte dos brasileiros que conquistaram vaga para a Libertadores de.

Comentários estão fechados.