Galo toma atitude louvável e ganha aplausos da torcida

O Instituto Galo lançará uma campanha de conscientização contra a violência dirigida às mulheres neste domingo (26), durante o jogo contra o Grêmio, na Arena MRV, válido pelo Campeonato Brasileiro. A ação está alinhada ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, celebrado no dia 25 de novembro, e é realizada em colaboração com o movimento Quem Ama Não Mata.

Juntamente com postagens nas redes sociais, serão colocados cartazes abordando o tema em locais estratégicos da Arena MRV, e panfletos simulando um cartão vermelho serão distribuídos. Durante o intervalo do jogo, um vídeo contendo mensagens dos jogadores será exibido, e a torcida será incentivada a erguer o cartão em um gesto simbólico de “expulsão” da violência contra a mulher.

Vale ressaltar que no ano passado, registrou-se um aumento de 6,1% no número de feminicídios em comparação com 2021. Esse crime refere-se ao assassinato de mulheres em contextos discriminatórios, permeados pela desigualdade de gênero, sendo caracterizado como o homicídio cometido contra a mulher simplesmente por ela ser mulher.

Parceria do Galo

O movimento Quem Ama Não Mata (QANM), que está com o Galo nessa campanha, surgiu em 1980 como resposta aos assassinatos de mulheres pelos seus companheiros, muitos dos quais alegavam legítima defesa da honra. O marco histórico desse movimento foi um ato público realizado no adro da Igreja São José em 18 de agosto daquele ano.

Desde sua criação, o grupo tem se dedicado a promover diversos eventos, como encontros, transmissões ao vivo, exposições, participações em podcasts, entrevistas, seminários, palestras e cursos. Além disso, o movimento estabeleceu parcerias com instituições como a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulheres da ALMG, a Fiocruz e a OAB.

Comentários estão fechados.

n